domingo, 9 de fevereiro de 2014

O Recruta Bailey (1963)



"O Recruta Bailey" (1963) foi a adaptação em cartoon da homónima e popular tira de banda desenhada “Beetle Bailey" (criada por Mort Walker noinicio dos anos 50), conhecida entre nós (pelo menos nas compilações em revista, vindas do Brasil, mas tenho a impressão também era publicado num jornal com o mesmo título) por "Recruta Zero”, aparentemente exibida na versão animada na RTP com o nome “O Recruta Bailey”. 

O genérico:


A séria, produzida pela “King Features Syndicate” (Popeye, Betty Boop, etc) era composta por um total de 50 episódios de 6 minutos de duração. O Recruta Bailey, com o seu inconfundivel visual de chapéu sobre os olhos tem apenas um objectivo na vida: evitar todo o tipo de trabalho, tarefa dificil no meio militar! Segundo a  Wikipédia - pelo menos na BD - o lema de vida de Bailey / Zero é o procrastinante "Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã". Imagino que esse mesmo lema esteja pendurado em destaque na sede de várias instituições nacionais.


A tira tem bastantes personagens, mas sinceramente nunca fui mais que um leitor ocasional. Na animação, Bailey era vocalizado por Howard Morris ( a voz original da Formiga Atómica) e o Sargento por Allan Melvin (a voz do Gorila Maguila).

Em Portugal - poderá ter sido emitida noutras alturas - mas o registo mostra que em 1985 era exibido às quintas-feiras às 19:30,a abrir a emissão da RTP-2:
Programação TV para 17 de Outubro de 1985 - in "Diário de Lisboa".

O criador Mort Walker [1923-2018].

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Ainda tenho vários livros do Zero. Muito bons ainda hoje. É só galhofa com o Zero, o Dentinho (burro com'um cepo), o Tainha e o Otto, etc. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os livros nunca tive. Só li as tiras dos jornais e creio que algúm livrinho de passatempos :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...