sábado, 15 de fevereiro de 2014

Blocos Publicitários TVI (1994, 1995, 1998)

por Paulo Neto


Como este mês, a Enciclopédia vai dar especial destaque à programação dos primórdios da TVI, vale a pena analisar alguns blocos publicitários da estação de Queluz de Baixo. Mas ao contrário do que foi feito nos dois textos publicados neste blogue sobre a publicidade na SIC (um de 1993 e outro de 1997), desta vez iremos analisar blocos de diversos anos. Começamos com um de 1994, quando a TVI ainda se designava por "a 4".


0:00 Uma breve imagem de Olga, a concorrente de "O Jogo do Ganso" que teve uma prova final em Lisboa, acompanhada por Júlio Isidro e os comentadores portugueses do concurso, Maria de Lima e António Cordeiro.
0:02 Através do vidro de uma garrafa de Vodka Smirnoff, uma mulher misteriosa pode ser uma medusa e um gatinho preto uma pantera negra. É a pura loucura!
0:15 Lia Gama e Nicolau Breyner dão a cara por este anúncio da Associação de Doentes com Lúpus.
0:31 Concerto de Waltraud Mayer, "considerada a melhor intérprete actual de Wagner", no Centro Cultural de Belém
0:42 Um algo bizarro anúncio aos produtos Becel onde pilhas de jornais cujas manchetes falam dos perigos do colesterol e das doenças cardiovasculares alternam com imagens ternurentas de um pai e duas crianças numa quinta de cavalos.
1:14 Faltavam 3 dias para o dia 20, "uma data de surpresas"? Presumo que esse dia 20 o dia 20 de Fevereiro de 1994, dia do primeiro aniversário da TVI.
1:27 Um rapaz saca de uma embalagens de Donettes numa paragem de autocarro e de repente, vêem-se vários jovens escondidos em redor, aspirando a deitar a mão e ferrar o dente num dos Donettes. (Ainda se vendem?)
1:52 Uns cereais de boa memória: o Trio da Nestlé que trazia na embalagem os sobrinhos do Pato Donald.
2:03 A super hipoteca do extinto banco BCI.
2:11 Animação em claymotion protagonizada por duas dentaduras com olhos. Uma delas toma sempre uma pastilha Endekay V6 (não me lembro de todo destas pastilhas) depois de dar ao dente enquanto a outra, que não as toma, fica com os dentes mais podres e um deles até cai.
2:41 Este anúncio é sobejamente conhecido, o da senhora de idade que dá uma animada festa na sua casa , até que de repente a filha telefona-lhe a dizer que vai visitá-la. A senhora rapidamente enxota os seus amigos e limpa a casa com Pronto e ainda vai a tempo de se fazer recatada e séria quando chegam a neta e a filha que lhe recomenda que devia divertir-se mais.
3:11 Outro anúncio memorável, o do miúdo que come um chocolate Nestlé e imagina-se dentro da maquinaria do relógio de cuco do seu quarto.
3:47 Num epílogo ao anterior anúncio do Pronto, a mesma idosa velhaca vangloria-se ao telefone de que seus familiares não deram por nenhum vestígio da farra e combina uma nova festa.
3:52 Também me recordo bem este anúncio, onde num liceu tipicamente americano, vários adolescentes louvam os efeitos do Clearasil contra esse terrível mal da adolescência que é a acne (que me atacou algo tardiamente aos 19 anos!)
4:15 Breves imagens de David Hasselhoff em "O Justiceiro" que na altura a TVI exibia em versão "dublada" em brasileiro ("Kitchi, venha mi buscá!")
4:21 Anúncio a duas óperas em cena no Centro Cultural de Belém: "A Vida Como Um Idiota" de Albert Schnitke e "O Nariz" de Shostakovich.
4:38 Testemunho verídico do Dr. Fernando Vilarinho sobre o Crédito de Habitação do Banco Pinto e Sotto Mayor.
5:08 Com o boom dos desportos radicais na primeira metade da década de 90 (quando ainda eram praticamente uma novidade em Portugal), havia bastante anúncios a explorar esse universo. Foi o caso deste, em que quatro adrenaline junkies gabam-se de terem feito as actividades mais radicais, excepto provarem Pepsi Max!
5:38 Um campo verdejante ilustra este anúncio aos ultracongelados Frip, uma marca que na altura tentava desafiar o domínio da Iglo.
5:53 Um prato cheio de bolachas Chiquilin esvazia-se rapidamente, com tanta gente a querer deitar-lhe a mão.
6:04 Tal como a sua concorrente Levi's, volta e meia a marca de jeans Lee também tinha alguns anúncios de elevado factor de virilidade, como este de um homem que, numa noite escura e chuvosa, para salvar um touro que caiu num rio.
6:35 Foi devido a anúncios da Ariston como este que o tema "Limelight" do Alan Parsons Project ficou nos ouvidos de muita gente.
7:08 A terminar, o anúncio a uma entrevista na TVI a António Guterres, que na altura já não escondia as suas aspirações de ser primeiro-ministro, o que viria a acontecer no ano seguinte.


Agora um bloco de Abril de 1995, com um novo logótipo:
0:03 Se havia anúncios onde já há algum tempo não era chocante haver mulheres de seios desnudados eram os de produtos para o banho, como é o caso deste do Nivea Body Milk.
0:24 Um simpático petiz caixa-de-óculos é o protagonista deste anúncio a uma nova atracção do Jardim Zoológico: o espectáculo Baleias, Tubarões & Companhia.
0:43 Do que fala um grupo de mulheres quando se junta? De detergentes capazes de tirar nódoas de vinho e chocolate à primeira vez, como é evidente. Pelo menos de acordo deste anúncio ao Skip.
1:28 A revista TV Mais comemorava a chegada da primavera com um concurso onde os leitores poderiam ganhar dois sensacionais jipes. Durante muito tempo, fui leitor assíduo desta revista até esta, tal como as outras publicações do género (incluindo a insuspeita TV Guia), terem passado a ser mais revistas de fofocas do que de televisão.
1:39 Um jogo de ténis ilustra todas as qualidade dos primeiros televisores Pal Plus da Nokia, uns precursores dos widescreen.
1:59 Um lavrador espera pacientemente que a sua plantação dê ansiados frutos e vegetais. Mas talvez fosse melhor ideia ir entretanto comprar produtos frescos no Jumbo.
2:20 Um pobre actor vestido de garrafa de Orangina aos pulos pede incessantemente para ir embora, mas parece que a prioridade dos anunciantes é relevar as qualidades da bebida.
2:40 Gosta de queijo flamengo mas não quer ficar redondo como um? Então o queijo flamengo Linea com menos 30% de gordura era uma boa opção.


Por fim, um bloco de 1998, de novo com um novo logótipo (o último antes do actual, que surgiu em 2000)
0:00 Logo a abrir uma chamada para a exibição da mítica série "Seinfeld".
0:08 Um dos famosos anúncios do Martini com o Martini Man original, neste caso envolvendo-se em loucuras (literalmente) gráficas com duas beldades listradas. O modelo inglês (cujo nome não recordo) que encarnava a personagem esteve no Portugal Fashion de 1997 e muito mulherio ficou desapontado por ele sem óculos escuros parecer mais aquele vizinho jeitoso do prédio ao lado do que um bonitão sofisticado. 
0:53 Ele há gente que usa o pé para matar baratas, mas a grande actriz brasileira Fernanda Montenegro usa a cabeça, utilizando Raid.
1:01 Foi por esta altura que as batatas fritas Pringles chegaram a Portugal e logo cativaram pelo seu sabor, que era assaz razoável, pela sua forma curva e polida e pela sua caixa de tubo que possibilitava ao seu consumidor poder fingir-se um membro dos Stomp, como demonstra este anúncio. E claro está, havia o mítico slogan: "Quando fazes pop, já não há stop!"
1:32 Uma então ainda pouco conhecida Maria João Bastos protagoniza aos iogurtes Mimosa, onde não falta uma sugestiva lambidela à colher.
2:03 Outro famoso anúncio, este o das bolachas Chipmix (ainda hoje umas das minhas favoritas) onde um rapaz de cabelo comprido prefere atirar-se de pára-quedas de um penhasco a partilhar as bolachas com os amigos. (No final, uma menção especial à nova variedade com sabor a côco, que creio que não esteve muito tempo no mercado, pelo menos actualmente só se vêem as originais e as de chocolate).
2:23 Continuando a tradição de usar bonequinhos em anúncios a produtos de limpeza (uma herança duradoura dos Glutões do Presto), dois bonecos brancos com capacetes de astronauta e bonés vermelhos são as estrelas deste anúncio do CIF Líquido Vinagre.
2:53 A Compal promovia um concurso com prémios aliciantes: dois Ford Galaxy, seis viagens ao Club Med e seis contas bancárias de 500 contos cada (cerca de 2500 euros).
3:03 Passado e modernidade fundem-se de forma bastante cómica e curiosa neste anúncio do OMO Máquina onde se recria a sequência inicial do mítico filme "A Aldeia da Roupa Branca" e nem sequer falta uma look-alike de Beatriz Costa.
3:48 Um breve mas animadíssimo anúncio ao molho Whisky Cocktail da Calvé.


 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...