quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dempsey e Makepeace (1984-1986)


"Dempsey and Makepeace" (Dempsey e Makepeace em Portugal) foi uma série policial britânica, protagonizada pela dupla do título, o durão Dempsey (o americano Michael Brandon) e a sofisticada Makepeace (a sul-africana Glynis Barber) entre 1984 e 1986 ao longo de 30 episódios distribuidos por 3 temporadas de 10 episódios cada. De estilos, países e “classes” diferentes, ambos integram uma força de elite da polícia londrina, formando uma dupla invulgar, mas com uma atração e química não assumida.

Uma revista "Maria" de 1987 tem uma boa descrição da série e dos seus protagonistas, que passou na RTP-1, às terças-feiras no horário das 21:45h:
Revista "Maria" - Programação 27 de Janeiro de 1987.

"James Dempsey, o rude detective americano de serviço em Londres, e a bela e sensível Harriet Makepeace - agente dos serviços especiais britânicos de luta contra o crime organizado - formam, juntamente com Spikings, um trio invencível na luta contra a marginalidade londrina, a respeito fr personalidades e formações diferentes que conferem a este grupo uma interessante peculiaridade, Ei-los de regresso ao pequeno ecrã, em mais uma aventura a que não faltam nem sequências movimentadas, nem o charme discreto da inconfessada atracção existente entre a britânica e o americano."
O jornal "Diário de Lisboa" tem a descrição do episódio desse dia, o 12º, ou seja, se fosse seguida a ordem dos episódios, o segundo episódio da segunda temporada, que a Wikipedia indica como sendo realizado por outra pessoa:

Investiguei melhor, e reparei que a descrição deste episódio é a do "In The Dark", o 9º episódio da segunda temporada, e não o 2º ("Wheelman"). Erro da RTP, que exibiu os episódios fora de ordem, ou forneceu informações trocadas às revistas e jornais? Provavelmente nunca saberemos!


Como curiosidade, Brandon e Barber fizeram “dupla” novamente em 1989, quando deram o nó na vida real. Sinceramente, no género "parceiros relutantes mas que trabalham bem juntos e até se sentem atraídos" recordo-me muito melhor das aventuras posteriores da dupla americana de "Modelo e Detective" ("Moonlighting" 1985/1989).

O Genérico inicial:


A Caderneta de Cromos abordou esta série no dia 18 de Janeiro de 2011:


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Quando se fala da Glynis Barber associo logo à Jane [Old british tv show about the adventures of Jane who often found herself in a state of undress. ;) - http://www.youtube.com/watch?v=H1kqO4nH8hA ]. Tínhamos só dois canais (e horários mais limitados - ciclo preparatório, horários de abertura e fecho) mas uma programação muito mais diversificada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "strip heroin Jane" , "strip" com duplo sentido, imagino LOL
      Não conhecia esta série, mas fiquei intrigado, este antepassado do Major Alvega. Obrigado pela info :)

      Eliminar
  2. There is a simple reason why the 2 Jane series aren't released on DVD, Glynis Barber was so unhappy at doing the shows she bought the rights to both and apparently destroyed the master tapes.So I'm afraid this is as good as you will get. (from Youtube)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...