quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Publicidade SIC (1997)

por Paulo Neto

Para terminar um mês dedicado a analisar alguns programas da SIC dos anos 90, decidi esmiuçar três blocos publicitários que passaram neste canal a 30 de Outubro de 1997, há precisamente 16 anos.


0:00 Uma promoção ao programa "Toda A Verdade" sobre o intrigante título de "Choque na TV". Este programa costumava ir então para o ar às terças-feiras por volta da meia-note e mostrava reportagens, algumas com assuntos polémicos e chocantes, como por exemplo as salas de morte nos orfanatos estatais chineses. (Patrocinado pelo hotel Le Meridien)
0:16 Uau, que tesourinho. A SIC anunciava a cobertura das eleições para a presidência do Benfica, que opunha João Vale e Azevedo contra Luís Tadeu, através do programa "Os Donos da Bola". A promoção anunciava as eleições "como um ponto de viragem na crise que o clube atravessa", mas como se sabe, eleito Vale e Azevedo, a emenda foi pior que o soneto. E a cereja em cima do bolo era a presença de Valentim Loureiro, então presidente da Liga de Clubes. Tudo bons rapazes, portanto... (Patrocinado pela Nova Gama do Renault Clio)
1:13 Em tempos de vacas gordas, abundavam vários concursos promocionais com milhentos prémios. Na sua Mega Promoção, a GALP estava a dar automóveis e telemóveis com fartura. É muito azar não ganhar!
1:18 Um rosto feminino onde são projectados acontecimentos da História recente ilustra a publicidade ao "O Independente", longe de se imaginar que este jornal seria extinto apenas quatro anos depois.
1:39 Nos últimos tempos, as privatizações estiveram na ordem do dia. Em 1997, tinha início a privatização da BRISA.
2:04 Gosto de cereais para pequeno-almoço mas por acaso nunca gostei de All Bran. Neste anúncio, destaque à variedade All Bran Plus com mais cálcio e vitaminas C e E. (Na altura, na compra desses cereais, estava-se a contribuir para as acções da Liga Portuguesa Contra o Cancro).
2:29 Para quem tinha dores de cabeça com a saúde, o remédio podia passar pelo Cartão Médis.
2:40 Ena pá! Os lendários anúncios de linhas eróticas com indicativo 0641! Neste caso, uma loiraça em cima de uma mota perguntava-nos: "Queres ir dar uma volta?"
2:47 Anúncio aos produtos da marca Modelo, algo que eu estava bem familiarizado pois foi a primeira grande superfície a abrir na minha cidade em 1994. Como é sabido, a partir de 2011, a SONAE optou por alargar a denominação Continente a todos os seus hipermercados e agora os produtos de marca branca vendidos pelo grupo têm a simples denominação de É.
3:16 Qual é a coisa qual é ela que suporta as condições mais difíceis, aceita os trabalhos mais duros, cuida da sua imagem, trabalha noite e dia e é a referência da sua classe? Um veículo comercial Peugeot!
3:46 As principais revistas de beleza (a francesa Depeche Mode, a ELLE alemã, a Marie Claire Helath & Beauty de Inglaterra e a portuguesíssima Colecções) recomendam o shampoo Panténe Pro-V.
4:19 A terminar, como a abrir, um separador com as cores e letras do logótipo da GALP.
   


0:00 Um peixinho de aquário protagoniza o anúncio ao 4.º Festival Internacional de Vídeo de Oeiras. Pelos vistos um festival que atrai realizadores amadores com um fetiche por trajes típicos internacionais.
0:20 Um busto flutuante ilustra o anúncio ao 2.º Leilão do Espaço T com peças e objectos de gente famosa no Ateneu Comercial de Ponto
0:49 A apelar aos fãs de música clássica, a Temporada de Música em São Roque.
1:09 Os Despe & Siga eram os cabeça de cartaz do Festival Maré Jovem de Cascais, ao som do seu hit de então "Sempre em Pé".
1:30 No dia 10 de Novembro de 1997, estreavam duas telenovelas brasileiras: "Por Amor" (onde Regina e Gabriela Duarte, mãe e filha na vida real também o eram nessa telenovela) para o horário do fim da tarde e "Anjo Mau" (protagonizada por Glória Pires, no papel de uma babá com uma hidden agenda) para o horário nobre. 
2:18 Neste Sábado ao fim da tarde, estreava a série "Aventuras Selvagens". Não me recordo de que se trata, seria uma série documental?
2:27 De novo um promo à novela "Por Amor", dedicada a Isabel, a personagem de Cássia Kiss. Pelo que me lembro, esta telenovela começou a ser exibida ao fim da tarde, mas teve tanto sucesso que justificou ser transferida para o horário nobre após o final da já referida "Anjo Mau".    
2:56 A terminar, um convite para o telespectador se envolver nos meandros da NASA com a série "Os Astronautas".


0:00 Mais uma promo à telenovela "Anjo Mau", focada à personagem Bruno Novaes, interpretada por Emílio Orciollo Netto. (Patrocinada pelo TMN)
0:51 Destaques da programação SIC  para o serão do dia seguinte com a telenovela "A Indomada", o concurso "Agora Ou Nunca" (com Gabriel, O Pensador como convidado musical), o programa "Esta Semana" (apresentado pela malograda Margarida Marante) sobre o tema das crianças maltratadas e a série de culto "No Fim do Mundo" ("Northern Exposure").
1:39 Bárbara Elias, Camilo de Oliveira e o Dr. Gentil Martins dão a cara por uma campanha de angariação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, para as qual os telespectadores podiam dar o seu donativo, ligando para um número de telefone com indicativo 0641.
2:33 Um dos mais lendários anúncios dos anos 90: o actor Nuno Melo encarna um típico alentejano que encontra refúgio para a sua "vida agitada" nas sopas instantâneas Royco Cup-a-Soup, mesmo que dê uma trabalheira misturá-las e mexê-las em água quente.
3:08 De novo o anúncio à privatização da Brisa, já abordado no primeiro bloco.
3:38 E de novo anúncio com a loiraça em cima de uma mota.
3:45 Mais um dos queriduchos anúncios das fraldas Dodot.
4:15 Outros anúncios míticos da década eram aqueles em que o actor Paulo Matos batia à porta de casa das pessoas, procurando saber se elas usavam o detergente Tide. Desta feita, Paulo Matos deslocava-se à Nazaré e surpreende uma dona de casa que comprova a brancura de uma camisa do seu esposo (que entretanto chega do seu trabalho nas obras) graças ao Tide.
5:18 Uma espécie de linha colorida invade uma casa insuspeita para anunciar a pasta de dentes Aquafresh, na altura recém-chegada ao mercado.
5:48 Outro anúncio a linhas eróticas, quiçá o mais lendário deles todos. Para tal estatuto, basta uma foto de uma morena em pose sensual e uma voz brasileira suspirando o célebre bordão: "Me liga, vai!"
6:05 Breve anúncio aos shampoos Wash&Go, que entretanto tinham perdido a designação Vidal Sassoon.
6:13 Num supermercado, o marido hesita entre duas lixívias, a esposa garante-lhe que só Blanca Delicada é eficaz com as nódoas, sem estragar as cores.
6:34 E eis de novo a mesma voz sensual: "Me liga, vai!"
6:48 Um túnel ferroviário transformado em cartoon é o protagonista do anúncio às pastilhas Hibitane para a dor de garganta.
7:09 Vítor de Sousa empresta a sua voz ao anúncio às bolachas Divi Noir da Triunfo, com autêntico chocolate belga.
7:16 O gel Graffic Magic dos Laboratórios Garnier (que não cola nas mãos nem nos cabelos), que como é hábito, tinha um anúncio estiloso, colorido e com muita gente bonita.
7:46 Lembram-se de quando os amaciadores Quanto tinham como mascote uma simpática fadinha animada?
8:08 Outro anúncio a linhas eróticas de indicativo 0641, com outra beldade loura.
8:14 Uma versão mais curta do anúncio ao gel Graffic Magic, exibido uns instantes atrás.
8:24 De novo Vítor de Sousa anunciando outras bolachas Triunfo com chocolate belga, as Soft Loop. (Este bloco é um algo repetitivo, não acham?) 
8:36 O programa SOS SIC, apresentado por Júlia Pinheiro, que ajudava pessoas e instituições em necessidade. Neste episódio: um senhor acamado que precisava de um colchão especial, uma jovem deficiente auditiva que sonha em tirar um curso de informática e um estabelecimento infantil que necessita de um frigorífico para conservar os alimentos.
9:46 E mais uma promoção à estreia de "Aventuras Selvagens".
9:51 O anúncio a mais uma temporada do programa Surprise Show, apresentado por Fátima Lopes, que realizava surpresas e sonhos de telespectadores. (Sim, aquele rapaz aos 10:01 é o Pedro Granger).
10:20 A terminar, de novo o Le Meridien a patrocinar "Toda a Verdade".

Para terminar dois vídeos como bónus.

Último Jornal (30.10.1997) com Alberta Marques Fernandes:


Meteorologia SIC (30.10.1997) com Maria Gameiro:






Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Acredito que o anúncio da Auafresh tenha inspirado o filme "Donnie Darko", if you know what i mean... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um belo filme, recomendo :)
      A cena a que me referia: http://www.youtube.com/watch?v=4lyTh-IWo30 só encontrei esta imagem infelizmente

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...