sábado, 7 de setembro de 2013

Mel & Kim "Respectable" (1987)

por Paulo Neto

A pop da segunda metade dos anos 80 foi indelevelmente marcada pela troika dos compositores britânicos Mike Stock, Matt Aitken e Peter Waterman. Parecia que o mundo só girava quando surgia um novo tema composto e produzido pelos SAW. E este trio era tão prolífico que parecia fazer para aí cinco canções por hora. Por exemplo, um dos seus êxitos mais célebres, "I Should Be So Lucky" de Kylie Minogue foi escrito em quarenta minutos enquanto Minogue esperava no estúdio. Outros artistas e grupos lançados pelos SAW foram Jason Donovan, Rick Astley, Dead Or Alive, Brother Beyond, Lonnie Gordon e Sonia, além de terem também composto para nomes firmados como Donna Summer, Bananarama, Samantha Fox e Elton John.



Quem também atingiu a fama graças aos SAW foi a dupla Mel & Kim, formada pelas irmãs Melanie e Kim Appleby, se bem que pelos menos para uma delas a fama foi bem efémera. Filhas de pai jamaicano e mãe inglesa, as duas cresceram no bairro londrino de Hackney, as duas começaram a tentar a sua sorte na música em 1985, gravando várias demos. Finalmente assinaram contracto em 1987 e pouco depois, lançavam o seu primeiro single "Showing Out (Get Fresh at the Weekend)".



O single tornou-se um sucesso instantâneo, chegando ao n.º 3 do top britânico e n.º 1 do alemão. Mas seria o single seguinte "Respectable" que seria a canção-assinatura do duo, especialmente por causa do sample sequencial do início do refrão: "Tay, tay, tay, tay, t-t-t-tay..." (Quem tem o Singstar Summer Hits que contém esta canção decerto que não pode evitar um sorriso quando alguém tem de cantar esta parte). "Respectable" foi n.º 1 no Reino Unido, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Suíça e Holanda.



Ainda em 1987, saía o único álbum dupla, "F.L.M.", de onde foram extraídos mais dois singles: a faixa-título e "That's The Way It Is". Além dos hits, a imagem de marca do duo com coreografias sincronizadas (incluindo o movimento da ginga à retaguarda) e um visual essencialmente constituído chapéus de aba e fatos de poliester contribuíu para que as duas irmãs rapidamente se tornassem estrelas.

Mas a tragédia estava iminente: em Janeiro de 1987, Mel tinha sido diagnosticada com um cancro cervical que condicionou muita da promoção do álbum (elas não aparecem no vídeo de "That's The Way It Is") e impediu a gravação de material novo. Melanie Appleby viria a falecer de uma pneumonia relacionada com uma metástase a 18 de Janeiro de 1990, com apenas 23 anos. 

Apoiada pelo seu namorado de então, Craig Logan (o membros dos Bros. que não era um dos gémeos Goss), Kim decidiu continuar numa carreira a solo. O seu álbum de estreia em nome próprio continha muito do material previsto para o segundo álbum do duo. O primeiro single "Don't worry" foi um sucesso assinalável e a sua letra que fala sobre como ultrapassar um desgosto acabou por ser uma homenagem final à sua irmã Mel. Embora sem nunca mais reproduzir esse nível sucesso, Kim Appleby continua no activo. O álbum "F.L.M." já foi re-editado duas vezes em 2002 e 2010, cada qual novas versões e remisturas.



Ainda quanto a "Respectable", há a destacar duas versões: uma dos Onda Choc sob o título "A Semanada" do álbum "Namoro" (1987) e outra de 2001 pela girlband Girls@Play, que a julgar pelo vídeo, eram uma espécie de versão feminina dos Village People.

"A Semanada" Onda Choc:


"Respectable" Girls@Play: 




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...