terça-feira, 10 de setembro de 2013

Explode Coração (1995-96)

por Paulo Neto

Várias foram as telenovelas brasileiras que agarraram Portugal ao horário nobre da SIC nos anos 90. Uma delas conseguiu fazê-lo juntando dois temas que assim à primeira vista teriam pouco em comum (e menos ainda na altura): o povo cigano e a internet. Falo obviamente da telenovela "Explode Coração" da autoria de Glória Perez (a primeira após o escândalo do assassinato da sua filha Daniela) exibida em Portugal entre 1995 e 1996, em substituição de outra telenovela marcante, "A Próxima Vítima".






Dara (Teresa Seiblitz) é uma bela e jovem cigana, orgulhosa da sua raça e da cultura do seu povo, mas que se recusa a viver sob as leis ancestrais dos ciganos. À revelia dos seus pais conservadores Jairo (Paulo José) e Lola (Eliane Giardini), Dara quer ser independente, prosseguir os estudos e até namora secretamente com Serginho (Rodrigo Santoro), um gadjô (não-cigano). Por isso, não está nada interessada na chegada de Igor (Ricardo Macchi), o noivo que lhe foi prometido em casamento quando era criança. Nem o facto de Igor se ter tornado um homem bonito e, tal como ela, um cigano progressista sem renegar às suas raízes demove Dara.

Vera, Júlio e Dara
Igor

Até porque através de um chat da internet, Dara conhece Júlio Falcão (Edson Celulari), um rico e atraente empresário com ambições políticas, casado com Vera (Maria Luiza Mendonça), cuja relação há muito perdeu o fulgor e vive apenas das aparências. Quando Dara e Júlio se encontram, não demoram a apaixonar-se mas quando ele é apanhado num escândalo financeiro, Dara, que fica grávida, não tem outro remédio senão casar-se com Igor, que aceita encobrir o facto de ela já não ser virgem e assumir a paternidade da criança. O coração de Dara fica então dividido entre Júlio e Igor. Aliás também como o público que ficou dividido no final da novela, quando Igor renuncia ao seu amor por Dara para que esta fique com Júlio e o filho de ambos, havendo muita gente que preferia ver a protagonista com o cigano. O sucesso da personagem de Ricardo Macchi foi tal que o actor chegou a ir a Portugal para fazer uma surpresa a uma fã portuguesa no programa "Surprise Show".   

De entre o núcleo de personagens ciganas, há ainda a destacar Ianca (Leandra Leal), que ao contrário da irmã, pretende casar-se o mais depressa possível; Vladimir (Felipe Folgosi), cigano apaixonado por Ianca; Pepe (Stênio Garcia) e Luzia (Ester Goés), os pais de Igor; e Mio (Ivan de Albuquerque) e Soraya (Laura Cardoso), os anciãos de ambas as famílias, que viveram em jovens um amor impossível e que hesitam entre o orgulho e a mágoa do passado e reatar o namoro agora que ambos são viúvos. 

Jairo, Ianca e Lola
Vladimir, Igor e Pepe


Outras personagens marcantes foram o casal novo-rico Mila (Zézé Polessa) e Tolentino (Cláudio Cavalcanti) que vive no mesmo prédio que a família de Dara e convive mal com os hábitos dos ciganos; Edu (Cássio Gabus Mendes), um fanático da internet que se apaixona online pela jornalista Yone (Deborah Evelyn) mas que não revela a sua verdadeira identidade; a vilã Eugénia (Françoise Fourton), prima de Vera e eterna apaixonada de Júlio; Beth (Renée de Viemond) uma mulher madura que se envolve com Serginho, que é enteado do seu ex-marido Cézar (Reginaldo Faria); Sarita Vitti (Floriano Peixoto) uma drag queen que vai acabar por ter influência na vida de muitas personagens; e os principais momentos de humor estiveram a cargo de Lucineide (Regina Dourado) e Salgadinho (Rogério Cardoso), um casal que parece que só está bem quando andam às turras.

Sarita

Serginho e Beth
Salgadinho e Lucineide


Outra trama importante foi a que envolveu Odaísa (Isadora Ribeiro), a empregada da família de Dara, que vive o drama de ver o seu filho raptado. Fundindo ficção e realidade, a novela ajudou a promover uma campanha para encontrar crianças desaparecidas em todo o Brasil, onde cerca de sessenta crianças foram encontradas antes do fim da telenovela, algumas através de fotos que apareceram nela.



"Explode Coração" fez sucesso em Portugal e no Brasil, ajudando a difundir a nova realidade da internet (então ainda em estado inicial em ambos os países) e a suscitar o interesse na cultura cigana. Por exemplo, o volume da banda sonora com temas ciganos foi disco de platina em Portugal.  







      

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Uma sugestão: façam um post sobre A próxima vitima! na altura, foi um absoluto arraso de audiências em Portugal
    Cumprimentos e continuação de uma bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! E com certeza, "A Próxima Vítima" está na lista para "cromar" :) a novela com um bodycount gigante ;)

      Eliminar
  2. Façam um post sobre a exibição da novela Cara & Coroa na SIC

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...