domingo, 2 de junho de 2013

Pirilampo Mágico


Muito provavelmente só quem viveu escondido numa gruta nas ultimas décadas desconhece esta simpática figura: o Pirilampo Mágico, um pequeno bonequinho de peluche que é ao mesmo tempo fofinho e adorável e  um símbolo de solidariedade para com os mais necessitados, com os fundos arrecadados nas campanhas anuais a reverterem para as CERCI, cooperativas de solidariedade social que apoiam crianças com deficiência mental e carenciadas. As campanhas foram iniciadas em 1987, e decorrem durante o mês de Maio. 

A Wikipédia indica que até 2012 - o  ano do 25º aniversário do Pirilampo Mágico - foram angariados por volta de 16,5 milhões de euros.
Foto: Blog "Se Der...Fica".
O designer gráfico Mário Jorge Fernandes foi o responsável pela criação da mascote, para a   campanha anual, que teve a seguinte origem: "Numa altura em que as CERCI passavam por dificuldades financeiras, Jaime Calado, então presidente da CERCI Lisboa, participou do programa radiofónico "A Arte de Bem Madrugar" da Antena 1, onde o jornalista José Manuel Nunes mencionou uma campanha de solidariedade nacional no Reino Unido "associada a um bicho simpático". Resultado desse programa ficou a ideia de desenhar uma campanha que criasse "um símbolo que apelasse a uma dimensão infantil da solidariedade, mas que tivesse algum significado" com as palavras-chave “magia”, “solidariedade” e “luz”..." in Wikipedia.
No site da FENACERCI a história do Pirilampo está descrita com mais detalhes: "Fenacerci - Historial".

Imagem com todos os pirilampos de 1987 a 2012.

Foto: RTP

Além dos peluches e pins, a campanha foi impulsionada com vários CDs musicais, ouça excertos dos temas:


E também a primeira canção, completa, cantada por Adelaide Ferreira, Rui Veloso, Lena d'Água, Paulo de Carvalho e algumas crianças, num mix de videoclip e video institucional:


Cá em casa tivemos vários Pirilampos - que têm uma cor diferente todos os anos, veja aqui - mas que infelizmente não sobreviveram ao passar do tempo. Eu adorava o pormenor da pontinha da antena que brilhava no escuro, tal como um pirilampo real (quer dizer, nos pirilampos reais a luz é no final do abdomén, mas... perceberam a ideia!). Em homenagem a esta figurinha tão querida dos portugueses fiz hoje uma ilustração que coloquei no inicio do post.

NOTAS:
Saibam mais sobre a campanha actual (2013) no Facebook ou na Compra Solidária ou no site da FENACERCI.


Em 2015, o pirilampo é cor de rosa, e vai estar à venda entre 9 e 31 de Maio!

O Pirilampo de 2016 - à venda entre 7 e 29 de Maio é amarelo:



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...