domingo, 16 de junho de 2013

Jaguar - Refrigerante




Não caro leitor, este não é o cromo sobre os Thundercats! O simbolo acima - que recriei em Photoshop - antecede os Thundercats em cerca  de duas décadas, e é o logotipo dos refrigerantes "Jaguar", uma marca do Algarve (a minha região). No entanto, até alguns dias nunca tinha ouvido falar desta marca de refrigerantes. Já há muito tempo que não existem estas bebidas, mas permanecem imortalizadas pelo Algarve as publicidades em azulejo.

Pesquisando, encontrei algumas fotos de garrafas. Abaixo, uma garrafa de Gasosa e outra de Laranjada Jaguar:
Fonte: Fórum "Portal dos Clássicos".

Fonte: Coisas

Segundo relatos na Internet, além dos sabores Gasosa, Laranjada, haveria ainda de Ananás. Um utilizador do Panoramio comenta que tinham um bom sabor, tão bom como os Sumol.
Como mencionei anteriormente, só há poucos dias travei conhecimento com a existência desta marca, (apesar de há mais de 30 anos passar perto de um estabelecimento na minha terra que tem os famosos azulejos, que desde os anos 60 fazem publicidade à marca), quando vi esta foto no Grupo Olhão, no Facebook:
Foto: João Valentim
 Junto com a foto, uma pequena descrição:
"Marca menos conhecida e divulgada quase regionalmente dos 'Refrigerantes Jaguar' da fábrica algarvia com o mesmo nome e de curta duração nos anos '60."
Imediatamente despertou a minha atenção, e dediquei-me a pesquisar sobre o assunto, mas na Internet pouco mais encontrei.
Se repararem na foto abaixo, conseguem ver à esquerda da foto, a cabeça do jaguar, meio escondida pelo toldo do Snack-Bar,  que à direita da porta também tem o lendário anúncio da Schweppes, também em azulejo e dos anos 60:

Outro exemplar, mais danificado:

Entretanto fotografei eu próprio o de Olhão:


Voltando às evidentes semelhanças entre o simbolo dos refrigerantes "Jaguar" e a série "Thundercats", a minha teoria é que algum dos criadores do desenho animado clássico dos anos 80 esteve de férias no Algarve, e mais tarde se inspirou no logótipo dos refrigerantes.
Comparação: Jaguar VS Thundercats
Actualização:
A Enciclopédia de Cromos recebeu de um leitor - a quem agradecemos a contribuição - cópias de uma licença para a aplicação de um dos conjuntos de azulejos em Faro. A licença foi emitida pela Direcção de Estradas do Distrito de Faro, para a firma "João Pires & Filhos, Lda", com data de 1961.
Pode clicar sobre as imagens para as ver em tamanho maior:




Actualização 2: Entretanto, durante 2016 o exemplar dos azulejos em São Brás do Alportel, no Largo de S. Sebastião foi retirado. [Artigo "O génio na garrafa de um refrigerante algarvio" in Lugar Ao Sul]

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Dos refrigerantes antigos que continuam a existir conheço apenas Bussaco, é muito bom e ainda compro!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, obrigada pela informação. Encontrei o mesmo anúncio em Loulé, assim como o da Schweppes, e nunca tinha ouvido falar desta marca. A colocação dos anúncios é igual: um de cada lado da porta.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...