terça-feira, 11 de junho de 2013

Horários Escolares


Tem agora lugar na Enciclopédia de Cromos um objecto simples mas muito importante para os estudantes: os Horários Escolares! Obrigatório para quem queria estar sempre organizado em termos de aulas e mais importante: as horas, ou dias, sem aulas marcadas! Um precioso auxiliar para planear a semana escolar, que livros colocar na mochila, para contar as horas até aquela aula que ninguém queria ter, ou a quantos "buracos" tínhamos direito. Recordo-me da tarefa de conseguir horários gratuitos em papelarias e outras lojas, na época de comprar os manuais escolares, antes do regresso às aulas. Além disso, muitos produtos ofereciam horários.


Alguns horários recuperados do "arquivo" cá de casa:

Horário do ano lectivo 92/93, pertencente à minha irmã. O tema é dos chocolates da Nestlé:
Se clicarem sobre o horário, podem ver melhor os detalhes. A minha irmã estava no 5º Ano e tinha um horário bem preenchido todos os dias na parte da manhã, felizmente sem aulas no Sábado! E para estragar as tardes, algumas horas de EVT...
O horário em si, dobrava-se em 3 partes, para caber facilmente na carteira, e além do espaço para o horário, tinha onde colocar a informação e contactos do aluno, horário de atendimento do director de turma, e um quadro para a avaliação das disciplinas nos três períodos lectivos! A ainda tinha um útil calendário que ia de Setembro de 1992 a Julho de 1993.

Um horário Pelikan e Papelaria Fernandes, final dos anos 90:
Sim, eu tinha um horário bem preenchido. É o que dá chumbar a Matemática no final do Secundário ...

Alguns horários que fui conseguindo entretanto:

Horário Escolar "Nesquik" 86-87:
 Um super-horário, que dobrado faz um pequeno livrete, com o horário obviamente, um calendário 86/87, espaço para dados pessoais, o nº de membro do clube do Cangurik, e o nome, telefone e aniversário dos amigos. No verso do horário, alguma informação sobre o Ano Europeu do Ambiente (1987) e um mapa com as reservas e parques naturais nacionais.

Horário Escolar "Robbialac" 1990/1991:
Um calendário mais tradicional, com o horário e calendário.

E quais foram os vossos horários favoritos?


Este cromo já tinha sido colado na 'Caderneta de Cromos' de Nuno Markl:
"Cromo 35 da Caderneta de Cromos - "Horários Escolares" - [Ouvir/Download do Podcast]"

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...