sábado, 1 de junho de 2013

Crónica Infantil (8 Dezembro de 1983)


Como forma de assinalar o Dia da Criança ( comemorado a 1 de Junho), partilho com os nossos leitores a secção "Crónica Infantil" que integrava a revista feminina "Crónica Feminina" e que mais não era que algumas páginas dedicadas aos mais pequenos e os seus talentos.
Vamos então ver cada página:

 A página acima, além do logótipo da rubrica "Crónica Infantil", incluía no topo a morada para as crianças (ou os pais das crianças) enviarem as fotos e os trabalhos dos pequenos artistas, dirigidos à Directora Lena. Em destaque na página o desenho de uma menina a passear de chapéu de sol, da autoria "da nossa amiguinha Ana Cristina Paiva", de Almada. Será que a pequena Ana Cristina continuou a desenhar?

 Na segunda página, um clássico ( que ainda hoje se pode ver em revistas femininas), a secção de retratos enviados pelos pais babados, com o  título auto-explicativo "As vossas carinhas". Sempre que vejo este tipo de rubricas em revistas antigas interrogo-me o que terá acontecido a estes pequenotes nas últimas três décadas? Se estão aqui nas fotos, ou conhecem algum deles, contem nos comentário1


 Na página seguinte, mais um desenho, que pela qualidade do traço, imagino que fosse para pintar com lápis de cor, marcadores, lápis de cera, etc.

E finalmente, na quarta e última página, um desenho e uma história. O desenho com as típicas casinhas, sol e pássaros e um objecto voador não identificado que imagino seja uma borboleta (ou um avião? uma nuvem?). Entre o desenho e a história está a indicação "Trabalho da amiguinha Maria João Pissara de Jesus Rodrigues (Leiria)" e portanto não sei se é o desenho, a história, ou ambos da autoria da menina. A história, com o titulo "A Menina Preguiçosa" é um curto conto de moral, para alertar sobre o triste destino que espera os meninos preguiçosos que não ajudam os pais em casa!

Um Feliz Dia da Criança para os nossos leitores mais pequenos e para aqueles maiores que gostam de recordar as memórias da sua juventude!

Páginas retiradas da revista Crónica Feminina nº 1411, de 8 de Dezembro de 1983.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...