segunda-feira, 22 de abril de 2013

Secos e Molhados - Policias contra Policias (1989)


A manifestação que ficou para a história com o nome "Secos e Molhados", realizou-se a 21 de Abril de 1989 em Lisboa, na Praça do Comércio. Nesse dia o pais assistiu pela TV ao confronto de policias contra policias, resumido pelo jornal Expresso: 
"...uma manifestação de polícias fardados em defesa da liberdade sindical que acabou dispersa por colegas à bastonada, com cães e canhões de água." in Expresso (2008)

"....os polícias exigiam liberdade sindical, uma folga semanal, transparência na justiça disciplinar com direito de defesa, melhores vencimentos e condições laborais. A manifestação acabou em confrontos, com o Corpo de Intervenção da PSP a lançar jactos de água e a usar bastões para dispersar o protesto dos polícias na Praça do Comércio, enquanto a delegação de seis agentes que estava dentro do MAI para entregar um caderno reivindicativo acabou detida." in Expresso (2009)


Um excerto do programa "Perdidos e Achados" sobre o assunto:



Um artigo no blog "Por Maioria de Razão" narra os acontecimentos, segundo quem os experimentou na pele:


"Foi efectivamente uma tarde muito difícil para ambos os lados. O confronto por si só, entre polícias é já de si algo impensável e inquestionavelmente muito violento visto de fora, como largamente foi desenvolvido pelos media. as visto por dentro, por alguém que estava dos dois lados, que se sentiu molhado e seco, é naturalmente mais violento." in "Por Maioria de Razão" (2012)




Caro leitor, pode sempre falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...