domingo, 31 de março de 2013

Alta Voltagem (1996-97)


Cá está, um daqueles programas enterrados na memória dos anos cromos. E a causa deste "desenterrar" foi o próprio autor e apresentador do programa, num texto no seu Facebook. O seu nome é Rui Unas, e o programa o "Alta Voltagem" da RTP1. No texto (aqui) o próprio convida os internautas a fazer pouco da sua inexperiência de então, no seu primeiro trabalho como apresentador. 
Portanto aqui fica a introdução da primeira emissão, e o genérico de "Alta Voltagem":


Aqui temos Unas sem barba e numa "perspectiva jovem, feita por jovens, para jovens", em que fala sobre a linguagem e o estilo jovem (sim, jovem), informal e espontâneo do programa:


O tema inicial e a banda sonora do programa é da autoria do músico José Carlos Matos.
Um excerto de 10 minutos de um programa, que inclui actuação ao vivo, entrevista numa piscina a Rui Duarte da banda de metal Ramp:




E do canal oficial do próprio Unas, uma reportagem de 1996 sobre uma novidade da altura, pelo menos para a maioria da população:


Apesar de na altura eu também ser jovem, não acompanhava com fervor (mas assistia) os programas com música na TV ou temáticas para os jovens, preferindo gravar cassetes das músicas que passavam na rádio, pirataria old school, ou ler sobre esses assuntos. Por isso não tenho mais recordações concretas deste "Alta Voltagem", mas ficou-me a ideia que foi algo diferente do panorama da altura, e isso é sempre de louvar!

No Facebook há uma página"Eu sou do tempo Alta Voltagem". Ainda só tem 19 "Gostos", vão  e cliquem!

Vejam a lista das faixas do duplo CD "Alta Voltagem" (MCA Music Entertainment, Lda): "Vários - Alta Voltagem", que incluía sucesso como Fire Water Burn (Bloodhound Gang), Se A Vida É (Pet Shop Boys)Don't Speak (No Doubt), etc e vários temas de bandas portuguesas como os Xutos & Pontapés, Moonspell, Blasted Mechanism, Entre Aspas, etc.
Verso do CD (Foto do blog "Under Review")

ACTUALIZAÇÃO:

Excertos do programa

"Noites Ritual"


Entrevista a General D


Reportagem no Chapitô



Todos os episódios do "Alta Voltagem" estão disponíveis no portal de Arquivos da RTP.

Para terminar, um tesourinho: o programa chegou a ter também uma rubrica para descobrir novos manequins e entre os candidatos, estavam umas bem jovens Sílvia Alberto de 15 anos... e Cristina Ferreira herself com 19 anos!



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...