segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ghost - Espírito do Amor (1990)

por Paulo Neto

No cinema, é assaz difícil dar uma no cravo e outra na ferradura. Quando um filme quer ser muita coisa ao mesmo tempo, frequentemente acaba por não ser nada. Porém, há também casos de sucessos e um deles foi "Ghost - Espírito do Amor" de 1990. Com uma história que tinha tudo para ser assustadora e sombria, acabou por se tornar um conceito inovador: um thriller sobrenatural com doses proeminentes de comédia e romance.


Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) são um casal belo e apaixonado. Ela é ceramista, ele é bancário. Uma noite, os dois são atacados por um meliante, Willy Lopez (Rick Aviles) que acaba por matar Sam durante um combate entre ambos. 
Agora um fantasma, Sam acaba por descobrir que a sua morte não resultou de aleatório assalto de rua mas sim de uma conspiração. O seu melhor amigo Carl Bruner (Tony Goldwyn) era afinal um amigo da onça: foi ele que contratou Lopez para assassinar Sam, porque Carl estava por detrás de um esquema de branqueamento de dinheiro que Sam estava a investigar.
Com Molly em perigo, Sam descobre que a (aparentemente falsa) médium Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg) consegue ouvi-lo. Esta acaba por se tornar sua relutante aliada para proteger Molly e interceptar o esquema de Carl. Após uma frenética perseguição, Carl e Willy sofrem o castigo divino: ao morrerem, os seus fantasmas são levados para o Inferno por demónios tenebrosos e Sam, resolvidos os seus problemas, parte para o Céu, simbolizado por uma luz branca, não sem antes se despedir de Molly. 


Apesar de o suspense e temática sobrenatural serem o fio condutor da trama, não há dúvida que o sucesso de "Ghost" deve-se essencialmente aos alívios cómicos e às cenas mais românticas. Quanto à comédia, Whoopi Goldberg é exímia ao providenciar humor e humanidade à sua personagem, que facilmente poderia cair na caricatura, num desempenho que lhe valeu o Óscar de Melhor Actriz Secundária (Óscar também para o argumento, de Bruce Joel Rubin). E com a realização a cargo de Jerry Zucker que, com o seu irmão David e com Jim Abrahms, esteve ao leme de várias sagas de comédia como "Aeroplano", "Aonde é que Pára a Polícia?" e "Ases Pelos Ares", era certo que o humor não faltaria.


Quanto ao romance, a química entre Swayze e Moore fez com que a mais mítica cena do filme seja  aquela que envolve preliminares numa roda de oleiro a moldar um vaso em barro ao som de "Unchained Melody". Aliás, a versão usada no filme, gravada pelos Righteous Brothers em 1964, triunfou nos tops desse ano e fez com que se tornasse a versão definitiva desta famosa balada, que já conheceu milhentas versões. Desde então essa cena tem sido várias vezes imitada e parodiada. E em 2010, houve uma remake japonesa, intitulada "Ghost: In Your Arms Again"!



Outras curiosidades:
- Molly Ringwald e Nicole Kidman fizeram audições para o papel de Molly.
- O realizador Jerry Zucker não queria Patrick Swayze, a escolha do argumentista, para protagonista. Nomes como  Kevin Costner, Kevin Bacon, Nicolas Cage, Alec Baldwin, Mickey Rourke e Bruce Willis (então casado com Demi Moore) foram considerados mas todos recusaram. Uma audição de Swayze acabou por convencer o realizador.
- O som tenebroso dos demónios que levam os vilões é o som de bebés em velocidade lenta. 
- A primeira cena a ser filmada foi a da esquadra de polícia.
- Patrick Swayze diz que durante anos, mulheres diziam-lhe "Ditto" ("idem") na rua, que é o que a sua personagem responde quando Molly dizia "Amo-te".
- Nas cenas no metropolitano, as viaturas circulam no sentido oposto ao que correriam se estivessem a funcionar.
- Num cinema no México, as mulheres que fossem ver o filme recebiam um envelope com a inscrição "Solo para mujeres" com lenços de papel.

Trailer:




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. lenços de papel? LOL

    Tem piada, nunca vi o filme de uma ponta à outra, mas em tantos reclames e bocados de exibições na Tv ao longo dos anos, devo ter acabado por já ter visto tudo :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...