segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Queridos Inimigos (1993-1994)

Caros leitores, temos hoje uma estreia na Enciclopédia, este texto da autoria de Mafalda Martins, que recorda o programa "Queridos Inimigos", da fase inicial da TVI:


Queridos Inimigos (1993-1994)

Em 1993 nascia a TVI, ou melhor dizendo, (A) Quatro, pertencia à Igreja Católica, através da Rádio Renascença (que por vezes ao final da emissão disponibilizavam a rádio com a Mira Técnica, que provavelmente também foi das Miras Técnicas mais estranhas que se utilizou em televisão) e outras entidades ligadas à Igreja.
A Quatro, ainda recém-nascida, começava a apostar em alguns programas de entretenimento, como o caso da Amiga Olga (UAAAU) que passava à tarde depois do telejornal. Programas simples que entretinham o público português ainda nos primeiros tempos, porque talvez estávamos mais virados para o Canal 1 e para a ainda “bebé” SIC que nasceu em 1992.
Para além da nossa Amiga Olga, a Quatro contava com um outro concurso muito divertido para os primeiros tempos do canal, os Queridos Inimigos. Passava todas as Terças-Feiras à noite, com repetições aos Sábados e Domingos à tarde, um programa também simples e super divertido.  Os apresentadores de serviço na primeira temporada em 1993 eram a Margarida Reis (que é feito dela?) e ainda Rogério Samora (que nesta altura gravava a novela “A Banqueira do Povo” no outro canal ao lado).

O programa ainda contava com dois assistentes, Nuno Graciano (o famoso Tio Careca) e Sandra Roque. O programa consistia em 2 equipas de 3 personalidades conhecidas no mundo da música, teatro, e televisão. As equipas formadas eram de um lado as mulheres e do outro os homens. Cada programa também contava com um tema definido para a emissão, como por exemplo “As Aventuras” ou “As Tradições”.
Momento divertido entre Mila Ferreira e Rogério Samora na segunda temporada dos “Queridos Inimigos” (1994)

As provas eram variadas, desde corridas, músicas, dança, mímica, televisão, telefonemas malucos para números ao calhas, e ainda a montra de prémios, e os carros onde tinham que descobrir onde estavam as chaves no meio do público. No final de cada prova decidiam quem deviam premiar, e a equipa vencedora recebia uma mascote do programa, que no final, na montra de prémios, as mascotes mais acumuladas das equipas convertiam-se em minutos para o jogo da montra, que consistia num painel em forma de “universo”, onde teriam que disparar para o planeta e ganhar os prémios. O cenário tinha muitos néons, muito decorado ao estilo 90’s da altura, e o público era abrangente, também divido assim como as equipas (mulheres de um lado, homens do outro), não esquecendo que em algumas emissões do programa contavam com a presença de uma tuna de estudantes.

Uma das provas mais engraçadas que revi e recordo, era telefonar para um número qualquer ao calhas duma lista telefónica e manter uma conversa activa pelo menos durante 2 minutos sem que a pessoa do outro lado desligue logo. Outra das provas que revi através de uns vídeos do YouTube foi a prova das videocassetes. Os concorrentes teriam que ir buscar várias cassetes que estavam escondidas no público e descobrir o genérico do programa. (imagino os videogravadores ficarem todos “marados” com tanta cassete a entrar e a sair do leitor)
O programa também contou com vários momentos musicais, como os Sitiados, Anabela e até mesmo Amália Rodrigues (vídeo) , e claro, momentos cómicos com o Óscar Branco.



Em 1994, veio a segunda temporada do programa. Saiu Margarida Reis, que foi trabalhar para a SIC, fazer o Mini Chuva de Estrelas, e entra Mila Ferreira para apresentar os últimos programas deste ano. Depois disso o programa acabou, Rogério Samora ainda apresentou um novo programa em substituição, o “Mano a Mano”, ainda na saudosa Quatro, e mais tarde ficou-se no ramo de actor em teatro e televisão. Mila Ferreira juntou-se ao Nuno Graciano para irem apresentar os “Doutores e Engenheiros” também na Quatro, e mais tarde mudou de ares para a SIC para apresentar a Roda dos Milhões ao lado de Jorge Gabriel. Actualmente está ligada à música e lançou um novo álbum.

E a TVI estava bem servida nestes tempos…

Texto escrito por: Mafalda Martins


No Youtube está um episódio do concurso, em 7 partes.
Veja a Primeira Parte:

Veja também: Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6 e Parte 7.

Actualização: Episódio completo no site da TVI: "QUERIDOS INIMIGOS (1993)"

Recordamos também algumas actuações ao vivo no programa:

Sitiados - Vamos ao Circo

Despe & Siga - Surf em Portugal


Muito obrigado à Mafalda Martins pela participação especial!

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Video da Anabela nos Queridos Inimigos adicionado.
    https://youtu.be/hNa2gMXGMIA

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...