sábado, 14 de julho de 2012

Peta Zetas


As Peta Zetas (ou Petazetas) são com certeza das mais estranhas guloseimas do Mundo, o doce que quando entra em contacto com a saliva na boca desencadeia uma reacção química que ao libertar as bolhas de CO2 presas no caramelo causa efervescência acompanhada por estalos bem sonoros!

A história das Peta Zetas começou no EUA, quando em 1956 o químico William A. Mitchell inventou o doce, que foi colocado no mercado bem mais tarde, nos anos 70, sob o nome "Pop Rocks"mas foi um inicial fracasso de vendas. Foi retirado do mercado por problemas em manter o prazo de validade e por causa do mito urbano (já demonstrado falso pelos MythBusters - ver o vídeo) de que tomar Peta Zetas e beber depois Coca Cola faria explodir o estômago! Um mito que ainda perdura hoje!
Depois do produto sair do mercado dos EUA, a empresa espanhola "Zeta Espacial S.A" adquiriu os direitos de produção e mudou o nome do doce para "Peta Zetas", criando um sucesso de vendas. Nos países latinos o nome é "Peta Zetas" mas nos EUA venderam com o nome "Fizz Wiz", onde ironicamente teve mais sucesso que o original "Pop Rocks". Segundo dados da empresa, a "Peta Zetas" já estava presente em Espanha e 7 países. Ganhou a primeira medalha de "Medalla de Oro a la Exportación" em 1982. Dois anos mais tarde já alcançava 26 países e actualmente exporta para mais de 60 países. O sabor original era a morangos, mas mais tarde foram desenvolvidos sabores como laranja, coca-cola, etc.
Actualmente voltou ao nome "Pop Rocks" no mercado norte-americano. O site da filial americana tem na página de entrada uma cena do filme "Urban Legend" em que brincam com o mito da Pop Rocks + Coca Cola [video].

Um precioso momento em que as Peta Zetas são exibidas no concurso "O Preço Certo":



Anúncios espanhóis:



Este é o look actual das embalagens de Peta Zetas:


Mais sobre a versão americana "Pop Rocks":


Tenho quase a certeza que este anúncio é falso: Pop Rocks [NSFW!] !
Como curiosidade, na Espanha no canal Antena 3 houve em 2008 um programa de televisão sobre os anos 80 chamado "Peta-zetas", vejam excertos dos programas: Antena 3 - Peta-Zetas

E claro, tenho que recomendar o programa da "Caderneta de Cromos" sobre as Peta Zetas:
Agora fiquei com vontade de voltar a provar :)

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...