terça-feira, 29 de maio de 2012

Caderno TV - Cinema na TV (1991)

Segundo o Caderno TV - Cinema na TV (1991), mais especificamente da semana entre 14 e 20 de Fevereiro de 1991, a programação de cinema na televisão foi a seguinte:

Clique na imagem para aumentar.

De comédias para toda a família, a westerns, thrillers e filmes eróticos, apenas dois canais apresentavam maior variedade que os quatro canais actuais, e principalmente, filmes a horas "decentes". Vejamos:

Quinta-Feira [14 Fevereiro 1991] - "Cineclube" (RTP2) 23:00.
 "Fim de Outono" [Akibiyori/Late Autumn] (1960):


Sexta-Feira [15 Fevereiro 1991] - "Sessão da Noite" (RTP1) 21:15.
"Ternos Laços" [Table For Five] (1983):


Sábado [16 Fevereiro 1991] - "Primeira Matinée" (RTP1) 15:55.
"O Rei do Laço" [Pardners] (1956):



Veja os trailers dos outros filmes, depois do link:



Sábado [16 Fevereiro 1991] - "Última Sessão" (RTP1) 23:45.
"A Lei do Desejo" [La ley del deseo] (1987):


Sábado [16 Fevereiro 1991] - "Cine Sábado" (RTP2) 14:05.
"Pena de Talião" [The Man From Colorado] (1948):


Domingo [17 Fevereiro 1991] - "Primeira Matinée" (RTP1) 15:55.
"Benji e os Quatro Cachorrinhos" [Benji the Hunted] (1987):


Domingo [17 Fevereiro 1991] - "Noite de Cinema" (RTP 2) 22:30:
"O Tesouro de África" ["Beat the Devil"] (1953):


Terça-Feira [19 Fevereiro 1991] - "Cinemadois" 21:55.
"O Império dos Sentidos" ["Ai no korîda"] (1976):


Quarta-Feira [20 Fevereiro 1991] - "Lotação Esgotada" 21:30.
"Na Vigília da Noite" ["Someone to Watch Over Me"] (1987):

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

11 comentários:

  1. Não será possível fazer scans da programação completa da altura? SFF?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu tenho os scans todos, ainda não os publiquei, mas não deve demorar muito :D

      Eliminar
    2. Peço desculpa para o atraso na minha resposta, mas:
      1 - Vais por a programação nesta semana ou na próxima semana? E quando escreveres que isto foi posto a pedido, diz que eu tenho um blog com vídeos de humor.
      2 - Vais fazer um post sobre "As Powerpuff Girls" ou "Ed, Edd n Eddy"? São séries que acho que estrearam em Portugal em 1999.
      3 - Eu tenho um blog em inglês sobre a programação do Cartoon Network, podes visitar no meu perfil até ao blog que tem "Cartoon Network" no início do nome.

      Eliminar
    3. Olá novamente!
      Não sei adiantar quando terei disponibilidade para colocar a programação, espero que talvez durante o mês, mas não posso garantir...

      Eliminar
    4. E...
      4 - O que era o "Sr. Almaníaco"?
      5 - Quando é que vais ter a vontade de responder à 2 e à 3?

      Eliminar
  2. SIM SENHOR! Isto sim é que era cinema na televisão! Só com dois canais, em 1991, havia mais variedade de cinema do que há hoje: aos sábados à tarde, filmes de cowboiada e de qualidade; Aos sábados á noite, e às terças, belos filmes eróticos; Aos domingos à tarde, filmes infantis para toda a família; às quartas, filmes de grande sucesso na "Lotação Esgotada". Hoje, variedade de filmes desta maneira, sómente na RTP Memória

    ResponderEliminar
  3. Recentemente vi alguns dos filmes aqui citados.
    Vi o filme "Pena de Talião", com Glenn Ford e William Holden, e adorei! Um western com carácter psicológico, que demonstra o que a guerra pode fazer a alguém, com um dos mais notáveis desempenhos do "Galã da Columbia", um dos maiores astros de Hollywood e um dos melhores actores mundiais de sempre, que se notabilizou em filmes como "O Comboio das 3 e 10" de Delmer Daves, com Van Heflin, "Gilda" de Charles Vidor, com Rita Hayworth, "Sementes de Violência" de Richard Brooks, exibido e depois proibido em Portugal pelo fascismo, ou "Cowboy - Como Nasce um Bravo" de Delmer Daves, com Jack Lemmon. Graças a este filme, comecei a pesquisar sobre a obra de Glenn Ford e do William Holden, este útimo que descobri em obras notáveis como "A Fuga do Forte Bravo" ou "A Ponte do Rio Kwai", um dos melhores filmes de guerra de sempre, ao lado de "Apocalypse Now" e "Os Canhões de Navarone".
    Vi o filme "A Lei do Desejo" de Pedro Almodóvar, e por acaso gostei. Inicialmente fiquei curioso, pois um filme sobre homossexualidade era praticamente impossível de se ver na nossa TV. Vi o filme, e fiquei deveras impressionado pela positiva. Trata-se de um filme excitante, interessante e importante, pois aborda com naturalidade temas tabu da nossa hipócrita sociedade, como a SIDA, a pedofilia ou a transsexualidade.
    É extraordinário como um realizador como Almodóvar consegue abordar temas verdadeiramente sérios com uma naturalidade e qualidade inegáveis, e que cativam o espectador. Poucos tem essa genialidade. Depois vi mais obras dele, como "Negros Hábitos", "Tudo Sobre a Minha Mãe" ou aquele que é considerado, com justiça, o mais bem-sucedido de todos os filmes de Almodóvar, o cómico "Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos". Este homem deve ter comido realmente o pão que Satanás amassou, e deve conhecer melhor do que todos nós o lado mais negro da vida humana. E foi de coragem a RTP exibir um filme assim em plenos anos 90.
    Alguns filmes mencionados aqui ainda não vi, mas um dia hei-de ver. E sobre o actor Jerry Lewis, vi recentemente o filme "Onde Fica a Guerra", proibido em Portugal por causa da Guerra do Ultramar, e trata-se de um filme hilariante. Raros conseguem fazer os gestos e as maluqueiras que Lewis fazia. Hoje, só o Herman José em Portugal tem essa versatilidade.
    Em respeito ao "Império dos Sentidos", ainda hei-de ver este filme. Mas pelo que eu sei, variados telespectadores quiseram parar com a exibição da novela "Tieta", e processar a RTP por causa da exibição da "Lei do Desejo" e do "Império", com ímpeto totalmente reaccionário e conservador. Hoje, a exibição destes filmes já é natural, pois os tempos mudara, graças a Deus.
    Bons tempos em que a TV portuguesa tinha variedade, e que agora só existe no "Memória" e em poucos canais cabo da TV.

    ResponderEliminar
  4. Do Almodóvar ainda tenho muito que ver, principalmente os mais antigos.
    E felizmente evoluímos bastante, mas curiosamente nota-se mais esse conservadorismo nos noticiários e espaços de opinião. Ai nesses espaços de opinião única parece que se esqueceram que já não vivemos no tempo da outra senhora... Precisamos mesmo de mais variedade! De escolhas e opiniões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo, faço minhas as suas palavras. Hoje, esse conservadorismo nota-se nos programas de opinião única. Mas graças a Deus, como diz o povo, vozes de burros não chegam ao Céu. Um abraço.

      Eliminar
  5. Curiosidade: o filme que foi exibido na quinta-feira, dia 14 de Fevereiro de 1991, às 23 horas, na RTP/2, "O FIm do Outono" de Yasujiro Ozu, vai ser exibido em estreia absoluta no mesmo canal, no próximo sábado, às 22 e 43, integrado num ciclo dedicado ao realisador em questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "estreia absoluta"?! :D Ehehe Farto-me de rir quando anunciam como "estreia" filmes que passaram há uns meses. Aqui ainda têm desculpa, sempre já passaram uns anitos!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...